O I Fórum de Integração das Universidades Estaduais da Amazônia: Saberes, Ciência e Propostas Regionais, a ser realizado em Belém, nos dias 23 e 24 de novembro de 2023, reúne Universidade do Estado do Pará – UEPA, como anfitriã, Universidade do Estado do Amazonas – UEA, Universidade Estadual do Tocantins – UNITINS, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão – UEMASUL, Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT e Universidade Estadual do Maranhão – UEMA.
Em comum entre elas está a institucionalidade como Universidade, o fato de serem entidades da esfera estadual e a condição de amazônida. Sua organização no Fórum de Reitores das Universidades Estaduais da Amazônia expressa a necessidade de cooperação e compartilhamento para superar as dificuldades inerentes ao seu funcionamento, bem como a busca pela criação de mecanismos geradores de impactos positivos em escala regional.
A relevância da biodiversidade amazônica é amplamente reconhecida em todo o planeta, todavia, o mesmo não pode ser dito de sua sociodiversidade, que consiste em dimensão da realidade tão rica quanto a primeira. Além disso, sem contradição com seu papel e indispensabilidade globais, a Amazônia precisa também ser pensada em sua importância regional e local, isto é, para os povos que a habitam. Mais que isso, precisa ser pensada por eles, a partir de seus saberes e de sua ciência.
Diante desse contexto, este Fórum visa fortalecer o protagonismo da ciência e dos saberes amazônicos na definição do futuro da biodiversidade e da sociodiversidade regional e, a partir disso, objetiva garantir aos amazônidas uma participação mais ampla, ativa, coletiva e qualificada na 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP-30), em novembro de 2025, em Belém (PA).